A comunicação integrada à segurança é essencial em qualquer empresa. Seja esse negócio de pequeno, médio ou grande porte. Com a comunicação realmente integrada é possível garantir maior produtividade e segurança operacional para todos os envolvidos nos processos.
A única forma de fazer um negócio funcionar plenamente e de forma organizada é através da comunicação. No entanto, principalmente em grandes indústrias e no agronegócio, a distância pode dificultar a comunicação, os avisos e os alertas.
A integração nos meios de comunicação foi desenvolvida para transformar a maneira de uma empresa operar, centralizando e integrando sistemas legados para coordenar trabalhos de forma eficiente.
Neste conteúdo falamos mais sobre a comunicação integrada à segurança, para o que ela é usada, os equipamentos essenciais e mais. Então, continue com a leitura até o final para não restar dúvidas!
O que é comunicação integrada à segurança?
A comunicação integrada visa garantir o compartilhamento de mensagens e alertas de segurança de forma eficiente em todos os departamentos e locais de uma empresa.
Para isso, existe uma série de diferentes tipos de ferramentas, falaremos mais delas no decorrer deste conteúdo, desenvolvidas para transmitir essas mensagens de forma clara e eficaz.
Os maiores objetivos deste tipo de comunicação é melhorar a segurança no ambiente de trabalho, reduzir riscos e evitar acidentes. Além disso, a produtividade também é impactada de forma positiva.
Desafios da comunicação em indústrias
Ter uma comunicação clara e eficiente na indústria pode ser desafiador, principalmente se não contar com os meios adequados para que a mensagem chegue de forma clara e inteligível. Muito desse desafio se dá pelo ambiente em que a comunicação está inserida.
Isso porque, o maquinário presente nas indústrias produzem ruídos intensos que podem atrapalhar o entendimento das mensagens comunicadas entre os setores de uma empresa. Até mesmo os alertas de segurança, como alarmes, podem ser “mascarados” pelo som da operação.
Em casos de emergência, uma comunicação não eficiente pode ser ainda mais perigosa. Nesses casos, não entender o comunicado ou o alerta pode causar atraso na resposta às emergências, com consequências potencialmente graves.
Onde a comunicação integrada é usada?
A comunicação integrada pode ser usada para diversos fins, mas todos voltados para promover maior produtividade e garantir a segurança de todos os colaboradores envolvidos nos processos.
Nos tópicos abaixo falamos um pouco mais sobre a aplicação da comunicação em alguns aspectos específicos. Confira!
Transmitir avisos
Transmitir avisos de forma unificada é, sem dúvidas, uma das formas que a comunicação integrada é mais utilizada nas indústrias e empresas no geral.
Com a unificação de diversas tecnologias de comunicação como rádios analógicos e digitais, telefones VoIP, é possível emitir diversos tipos de mensagens para todos os setores de forma isolada, parcial ou geral.
Essas mensagens podem ser de alertas indicando perigo, avisos sobre algo que está acontecendo em algum outro setor que os demais precisam saber, ou até mesmo mensagens comemorativas. Como, por exemplo, indicar que a meta da produção foi batida.
Evitar acidentes
A comunicação integrada também é uma ótima aliada na prevenção de acidentes. É possível programas sons de alertas para cada situação específica. Caso seja indicado a falta de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), por exemplo, é possível emitir alerta para o setor em que a situação está acontecendo.
Em casos de incêndio, ou algum outro acidente, o sistema de comunicação integrada à segurança também emite alertas para instruir os colaboradores a evacuarem o local de forma ordenada.
Rotina organizada
Os sinais sonoros emitidos pelo sistema de comunicação também podem ser usados para organizar a rotina da empresa. Diferentes sons podem ser programados para indicar diferentes períodos do dia.
Como, um determinado som para indicar a hora do almoço, outro para horário de treinamento de segurança, outro para indicar o horário de saída dos colaboradores, e assim por diante.
Equipamento de comunicação integrada
Como já mencionamos na introdução deste conteúdo, para que a comunicação integrada seja eficiente, é preciso contar com os equipamentos adequados para isso.
Alguns dos equipamentos mais usados são:
- Cornetas IP: indicado para locais amplos que precisam de comunicação clara;
- Alto-Falantes IP: indicado para a comunicação em ambientes internos;
- Intercomunicador industrial: desenvolvido especialmente para ambientes com muito ruído. O áudio é projetado com alta qualidade e o equipamento costuma contar com funções de cancelamento de eco.
Esses são apenas alguns dos principais equipamentos para uma comunicação eficiente. Dependendo do tamanho da empresa e das necessidades que precisam ser atendidas, mais ou menos equipamentos precisam ser usados.
Soluções Malborg
Para ter uma comunicação integrada à segurança eficiente, o recomendado é contar com o auxílio de uma empresa especializada. A Malborg além de ter expertise no assunto, também é especializada na distribuição de produtos Telex, BOSCH e BARIX para comunicação!
Para saber mais como contratar nossas soluções ou adquirir os produtos, entre em contato com nossa equipe!