A música ambiente tem um papel muito mais importante do que as pessoas imaginam. Ela não é usada apenas para “preencher” o espaço com sons, mas também como uma estratégia da marca. No entanto, quando as lojas não entendem a estratégia, podem colocar o sucesso das vendas em risco.
Colocar músicas que não conversam com a marca e com o público alvo, deixar o volume muito alto, dar prioridade apenas para o gosto musical pessoal, entre outros fatores, pode contribuir para um resultado contrário ao esperado por essa estratégia.
A música tem grande influência no humor e no bem estar das pessoas. Sendo assim, quando uma pessoa não se sente bem dentro de um estabelecimento por conta da música que está tocando, ela não vai permanecer ali.
Por isso, entender a importância, o impacto e, principalmente a escolha das músicas que tocam em um local é fundamental. Neste conteúdo falamos de tudo isso e mais. Então, continue com a leitura até o final para entender melhor e ainda conhecer as melhores soluções para som ambiente!
Importância da música ambiente
Diversos estudos comprovam a importância da música ambiente em lojas, supermercados, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos.
Um estudo feito pela Soundtrack Your Brand e divulgado em 2020 mostrou que música ambiente estratégica, ou seja, aquela playlist pensada para a marca em específica, com foco no público alvo, cativa mais os clientes e, consequentemente, aumenta as vendas.
A música tem a capacidade de definir o ambiente. Por isso, saber escolher qual tocar em cada estabelecimento é muito importante, visto que ela pode ajudar a atrair clientes ou repeli-los.
Sons também têm grande papel no estímulo da compra e no humor das pessoas. Músicas animadas e mais aceleradas passam a sensação de felicidade. Dessa forma, o estado de espírito das pessoas melhoram, o que as tornam mais propensas a gastarem.
Músicas mais lentas e leves passam a sensação de calma, ajudam no relaxamento. Os clientes podem se sentir mais à vontade em permanecer naquele local por mais tempo. Consequentemente, as chances de comprarem mais aumentam.
As pessoas trabalham muito com associação, sendo assim, colocar músicas que conversam com o público alvo de cada loja é uma forma de criar uma identidade auditiva para a marca. Assim, sempre que um cliente escutar determinada música, vai lembrar na loja. O que pode despertar a vontade de comprar mais.
O impacto da música ambiente em lojas
Outra pesquisa, feita pela The Heartbeats International, mostra que um estabelecimento com uma música agradável de fundo faz com que 35% dos clientes fiquem mais tempo naquele local.
A música também afeta a conversão de vendas, com 14% de aumento quando a música é agradável. 31% dos clientes ainda expressam a vontade de voltar a comprar naquele estabelecimento e 21% indicariam o local para outras pessoas.
E, não é só os clientes que são impactados com as escolhas das músicas. A música ambiente também tem grande impacto nos funcionários das lojas, aumentando significativamente a produtividade de todos.
Da mesma forma que os clientes são influenciados pelas músicas, os funcionários também são. Saber escolher o som ambiente, é benéfico para todas as partes.
Como escolher a música ambiente
Da mesma forma que a música ambiente pode ser benéfica, quando ela é tocada sem uma estratégia, ela pode ter o resultado contrário do esperado. Podendo até mesmo causar prejuízos para o estabelecimento.
Na mesma pesquisa citada anteriormente, no tópico acima, é mostrado como uma trilha sonora errada pode impactar negativamente o negócio. Cerca de 44% das pessoas deixam o local de forma rápida e sem comprar nada.
Ainda, 25% não recomendam a loja para parentes e amigos e 38% afirmaram não voltar mais naquele local. Isso mostra como é crucial saber escolher o som certo para cada negócio.
Nos tópicos abaixo damos algumas dicas de como fazer isso. Confira.
Conheça a marca e seu público
Na hora de montar a playlist de um estabelecimento é necessário deixar o gosto musical pessoal de lado e focar no público alvo e em como a marca quer ser conhecida no mercado.
A música ambiente, como ficou claro neste conteúdo, é voltada para ajudar a atrair e reter clientes. Com o intuito de aumentar as vendas. Por isso, é fundamental que ela seja do agrado do público.
Também é importante ter em mente que existem músicas propícias para cada momento do dia. Sendo assim, o ideal é ter mais de uma playlist.
Qualidade do som e as músicas escolhidas
Músicas distorcidas ou com o volume estourando não são nada agradáveis de se escutar. Essas situações podem levar desconforto para os clientes, fazendo com que estes saiam mais rápido da loja e sem comprar nada.
As músicas escolhidas também precisam ter uma certa conexão com o público. Sendo assim, o recomendado é mesclar a playlist com músicas menos conhecidas, que sejam mais voltadas para a marca, com músicas mais populares, que ajudem nessa conexão.
Manere no volume
Sons muito altos não são nada convidativos e nem agradáveis. O mesmo serve para músicas em lojas e restaurantes. Ter que gritar para falar e ser ouvido é uma péssima experiência.
Além de atrapalhar o cliente a entender o que o vendedor está falando sobre o produto, ainda existe o agravante das pessoas quererem sair o mais rápido possível daquele local.
Avisos e programações além da música ambiente
É recomendado que as lojas e demais estabelecimentos aproveitem o sistema usado para a música ambiente para anunciar avisos e divulgar promoções, serviços, dicas, produtos, entre outros.
Essa é uma forma de criar uma conexão maior com os clientes, através da comunicação. Além de ser uma ótima maneira de divulgar outros produtos que a loja oferece. Anúncios desses tipos ajudam a despertar o interesse do cliente pelas mercadorias.
E, sabendo de quando haverá promoções e ofertas exclusivas, o cliente tende a voltar à loja já com a intenção de comprar.
Música ambiente com Malborg e BARIX
Para que a música ambiente cumpra com o seu papel e ofereça bons resultados de conversão de vendas para as lojas, é preciso contar com um bom sistema de som. E disso, a Malborg entende muito bem!
Com diversas soluções de comunicação, som, conectividade e muito mais, oferecemos serviços e produtos da melhor qualidade para o seu negócio. Com a BARIX você tem a garantia de maior segurança, qualidade, produtividade e aumento nas vendas.
E claro, contando com o suporte da Malborg. Entre em contato e tenha o melhor da música ambiente na sua loja!