Quando falamos que a tecnologia e a internet podem ser aplicadas a todo e qualquer setor, não estamos exagerando. Podemos apostar que quando falamos de aplicação da tecnologia de Internet das Coisas (IoT), o varejo não é o primeiro, e nem o segundo, que passa pela sua cabeça.
No entanto, o uso de IoT no varejo já é uma realidade que vem sendo cada vez mais explorada. Essa tecnologia pode ser aplicada neste setor. Ela pode ser aplicada para otimizar processos ou até mesmo para reduzir o prejuízo.
Quer entender melhor como essa tecnologia funciona no varejo? Então continue lendo este conteúdo até o final que iremos explicar tudo e ainda mostrar onde você pode encontrar esse serviço para usar no seu negócio. Confira!
Como a IoT no varejo funciona
Como mencionado na introdução deste conteúdo, a IoT no varejo pode ser aplicada para diversos fins. No entanto, todos são com o mesmo objetivo: ajudar o varejista a ter menos prejuízos e maior lucratividade.
A forma que a tecnologia será usada e implementada depende dos objetivos de cada negócio e da fornecedora da solução. Nos tópicos abaixo iremos falar das principais formas que a IoT da Barix pode ser usada no varejo.
Mas, também existem as opções de uso. Como, por exemplo, na gestão de estoque. A gestão com essa tecnologia pode ser configurada para identificar a armazenação incorreta dos produtos e também quando o nível de mercadorias do estoque está diminuindo.
Controle de temperatura
Uma das formas que a IoT é mais usada nesse setor é no controle da temperatura de geladeiras, câmaras frias, congeladores, entre outros.
Existem muitos produtos no varejo que precisam ser armazenados de acordo com suas necessidades. Muitas dessas necessidades têm relação com a temperatura. Alimentos perecíveis, como carnes, frios, produtos congelados, entre outros, precisam ficar em temperaturas mais baixas.
Monitorar tudo isso de forma manual pode levar muito tempo. Por isso, muitos varejistas usam a tecnologia para essa tarefa. Além disso, com a internet das coisas implementada, é possível identificar mudanças na temperatura e ajustá-las de forma mais rápida.
Sensores de porta aberta
Até mesmo um detalhe pequeno, como não fechar uma geladeira de maneira correta, pode resultar em grande prejuízo para o varejista. Como mencionado no tópico acima, muitos produtos podem estragar e ficam impróprios para consumo se não estiverem armazenados de acordo com suas necessidades.
Com isso, o monitoramento de portas abertas, principalmente de gôndolas frias e geladeiras, também é uma das principais razões que o varejo e os mercados optam por passar a usar a IoT.
Ao identificar a falta de fechamento das portas, a tecnologia envia um sinal para que alguma pessoa possa verificar a situação e solucionar o problema. Ou seja, identificar se houve algum prejuízo quanto à mercadoria e fechar a porta corretamente.
Funcionamento dos equipamentos
Todo equipamento, uma hora ou outra, vai exigir uma manutenção. Em alguns casos, os equipamentos podem até mesmo se tornarem obsoletos. Por isso, ter ciência de como anda a saúde das máquinas é fundamental.
A IoT pode ser destinada para fazer esse monitoramento, com o intuito de identificar o momento correto para fazer uma manutenção preventiva e garantir o melhor desempenho dos equipamentos do varejo.
Queda de energia
A IoT no varejo pode enviar alertas através de SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp sempre que identificar queda de energia ou variações de tensão e corrente elétrica.
Caso essas situações ocorram enquanto o estabelecimento está fechado, a pessoa responsável por mitigar esses riscos, é alertada em tempo real. Assim, pode colocar alguma solução em prática o mais rápido possível.
Vantagens da IoT no varejo
A maior vantagem do uso da IoT no varejo é, sem dúvida, a redução de perdas de mercadoria. Consequentemente, o varejista tem menos gastos com o descarte correto da mercadoria imprópria para consumo e com a compra de novas mercadorias para repor as perdas.
Com o monitoramento constante, garantir a temperatura correta faz com que os produtos estejam sempre adequados. E, com o bom funcionamento de todos os equipamentos, o varejista pode focar seus esforços e verba em produtos de melhor qualidade.
Tudo isso, quando combinado, garante uma melhor experiência ao consumidor final. Com isso, ele voltará a comprar naquele local, além de indicar para outras pessoas.
IoT no varejo com Barix e Malborg
A Malborg, especializada na distribuição de produtos e soluções de sonorização entre muitos outros, pode ajudar o seu negócio a ter a IoT Barix! Entre em contato e saiba como podemos ajudar!